domingo, 8 de julho de 2012

"Forró do Augustão"

Sábado teve forró na E.E.Augusto da Lima.  Muita canjica, caldo de feijão, pipoca crocante, tropeiro, e muita alegria.

Festas juninas ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão na europa ou do inverno no Brasil, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "Festa de São João". Os outros dois santos populares celebrados nesta mesma época são São Pedro e São Paulo (no dia 29) e Santo Antônio (no dia 13). Wikipédia.
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira tem relação com as festividades que ocorrem durante o mês de junho  e a outra está na origem em países católicos  da Europa e portanto, em homenagem a São João. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. (www.suapesquisa.com/musicascultura)

A quadrilha é uma dança típica das festas Juninas: Santo Antônio, São Pedro e São João. Surgiu em Paris,  no séc. XVIII sendo dança da aristocracia e dava abertura aos bailes das cortes europeias, sendo dançada também após as colheitas, festas religiosas e casamentos.
Veio para o Brtasil no séc. XIX, na época de Regência e alcançou prestígio na sociedade, numa época em que a elite brasileira estava voltada para a Europa, sobretudo para a França. Aqui ela se popularizou e dos salões foi levadas às fazendas, ao campo e às cidades.
O casamento na roça é uma brincadeira bem humorada  que satiriza os casamentos tradicionais; a fogueira simboliza a proteção contra os maus espíritos, as simpatias buscam conseguir sorte no amor e as comidas típicas são uma forma de agradecimento pela fartura das colheitas, principalmente do milho.

links:
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário