No dia 29/06/2012,as professoras da Escola Estadual Augusto de Lima de BH: Alessandra Gonçalves(Biblioteca),Anete Anjos(L.Portuguesa), Cíntia Raquel(Biologia),Sandra Alves(Filosofia e Ed.Religiosa) e Viviane Lopes(História) organizaram uma excursão à cidade de Cordisburgo, para que os alunos conhecessem o Museu Casa de João Guimarães Rosa e a Gruta do Maquiné. Foi um passeio maravilhoso, os alunos visitaram o Museu e puderam apreciar a nova exposição; receberam excelentes informações, ouviram histórias contadas pelo Grupo Miguilins, visitaram a Gruta de Maquiné e conheceram a cidade. A atividade faz parte do projeto pedagógico elaborado pelas professoras e tem entre seus objetivos proporcionar a interação entre alunos e professoras, a aprendizagem de maneira agradável e dinâmica,a valorização das nossas belezas naturais e da Literatura.
Quanto à cidade e suas origens,extraimos do site:www.circuitodasgrutas.com.br as seguintes informações:
Cordisburgo começou a surgir em 1883, com o início da edificação da Capela de São José (concluída um ano depois), fundou-se o Arraial de Vista Alegre na região da Sesmaria Empoeiras – algumas fonte s citam o nome do "Arraial do Saco dos Cochos" como o local da fundação.
O arraial começou a ser povoado em 1886, em terrenos distribuídos pela igreja. Em 9 de junho de 1890, um decreto do então governador de Minas Gerais, João Pinheiro da Silva, elevou o povoado a distrito de Cordisburgo da Vista Alegre.
O nome Cordisburgo surgiu em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, num hibridismo dos termos cordis (do latim, que significa coração) e burgo (do alemão, que significa vila ou cidade). Sua emancipação como município ocorreu em 17 de dezembro de 1938. |
Gruta do Maquiné
Gruta do Maquiné, localizada em Cordisburgo, foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, e posteriormente explorada cientificamente pelo naturalista dinamarquês Dr. Peter Wilhelm Lund, em 1834.
O naturalista pesquisou a caverna durante quase dois anos. Em sua pesquisa sobre a paleontologia brasileira, Dr. Lund descobriu restos humanos e de animais petrificados, oriundos do período quaternário.A Gruta do Maquiné tem sete salões explorados, com 650 metros de extensão e profundidade de 18 metros. Suas galerias e salões são resultado do trabalho da água durante milênios. O principal elemento da formação da Maquiné é o carbonato de cálcio. Porém, a gruta também apresenta sinais de outros minerais: a sílica, gesso, quartzo e o ferro.
João Guimarães Rosa"Quando escrevo, repito o que já vivi antes. E para estas duas vidas, um léxico só não é suficiente. Em outras palavras, gostaria de ser um crocodilo vivendo no rio São Francisco. Gostaria de ser um crocodilo porque amo os grandes rios, pois são profundos como a alma de um homem. Na superfície são muito vivazes e claros, mas nas profundezas são tranqüilos e escuros como o sofrimento dos homens."João Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo (MG) a 27 de junho de 1908 e era o primeiro dos seis filhos de D. Francisca (Chiquitinha) Guimarães Rosa e de Florduardo Pinto Rosa, mais conhecido por "seu Fulô" comerciante, juiz-de-paz, caçador de onças e contador de estórias.Joãozito, como era chamado, com menos de 7 anos começou a estudar francês sozinho, por conta própria. Somente com a chegada do Frei Canísio Zoetmulder, frade franciscano holandês, em março de 1917, pode iniciar-se no holandês e prosseguir os estudos de francês, agora sob a supervisão daquele frade.- Magma (1936), poemas. Não chegou a publicá-los.
Terminou o curso primário no Grupo Escolar Afonso Pena; em Belo Horizonte, para onde se mudara, antes dos 9 anos, para morar com os avós. Em Cordisburgo fora aluno da Escola Mestre Candinho. Iniciou o curso secundário no Colégio Santo Antônio, em São João del Rei, onde permaneceu por pouco tempo, em regime de internato, visto não ter conseguido adaptar-se — não suportava a comida.
De volta a Belo Horizonte matricula-se no Colégio Arnaldo, de padres alemães e, imediatamente, iniciou o estudo do alemão, que aprendeu em pouco tempo. Era um poliglota, conforme um dia disse a uma prima, estudante, que fora entrevistá-lo:
BIBLIOGRAFIA:Falo: português, alemão, francês, inglês, espanhol, italiano, esperanto, um pouco de russo; leio: sueco, holandês, latim e grego (mas com o dicionário agarrado); entendo alguns dialetos alemães; estudei a gramática: do húngaro, do árabe, do sânscrito, do lituânio, do polonês, do tupi, do hebraico, do japonês, do tcheco, do finlandês, do dinamarquês; bisbilhotei um pouco a respeito de outras. Mas tudo mal. E acho que estudar o espírito e o mecanismo de outras línguas ajuda muito à compreensão mais profunda do idioma nacional. Principalmente, porém, estudando-se por divertimento, gosto e distração.- Sagarana (1946), contos e novelas regionalistas. Livro de estréia.- Com o vaqueiro Mariano (1947)- Corpo de Baile (1956), novelas. (Atualmente publicado em três partes: - Manuelzão e Miguilim, - No Urubuquaquá, no Pinhém e - Noites do sertão.)- Primeiras estórias (1962), contos.- Tutaméia:Terceiras estórias (1967), contos. - Estas estórias (1969), contos. Obra póstuma.- Ave, palavra (1970) diversos. Obra póstuma.
http://www.cultura.mg.gov.br/museus-de-minas-gerais/museu-casa-guimaraes-rosa www.releituras.com circuitodasgrutas.com.br
grutadomaquine.tur.br
BIOLOGIAO passeio a Cordisburgo permitiu que os alunos do 3º ano do ensino médio observassem de perto o conteúdo estudado em sala de aula.Durante o percurso foi possível constatar as diversas fisionomias que compõem o cerrado mineiro, dentre elas; as veredas, a mata seca(vegetação ao redor da gruta),o campo limpo, o campo sujo e o cerrado propriamente dito.“Durante todo o trajeto é notável a vegetação do cerrado"(Pietra Bárbara)“Desde a entrada para Cordisburgo vimos à vegetação característica do cerrado: as árvores tortas com cascas grossas, ásperas de baixa estatura, as folhas ásperas e os cupinzeiros.” (Julia Cristina)“Em um lugar que passamos o campo estava cheio de cinzas no chão e vários galhos queimados . Isso foi bom porque vimos de perto o que estamos estudando”. ( Gustavo Furtado)O trabalho sobre o cerrado iniciou com uma pesquisa no laboratório de informática da escola. Os alunos pesquisaram sobre as características da vegetação e as diversas fisionomias encontradas nesse bioma. Em seguida, as informações anotadas foram discutidas em sala de aula. Parte do território mineiro insere-se no cerrado.Grande parte já foi devas-ada, em especial pelo avanço da agropecuária moderna, queimadas, corte de árvores, abertura de estradas e surgimento ou expansão de cidades. O que leva consequentemente a perda de sua biodiversidade.Visitar a terra de Guimarães Rosa fechou com excelência o estudo desse ecossistema. Em suas obras, em especial, o Grande Sertão Veredas, ele retratou fielmente as características peculiares dessa formação vegetal, que rendeu até o nome de um parque Parque Nacional Grande Sertão Veredas. Que foi criado em 1989 no intuito de preservar áreas remanescentes de cerrado e homenagear o autor que tão bem retratou a diversidade desse importantíssimo bioma brasileiro.(Prof.ª Cíntia Raquel)Foi realmente muito bom o momento que passamos com os alunos e penso que atingimos todos os nossos objetivos, principalmente o de proporcionar a aprendizagem de maneira agradável. Transcrevo parte dos comentários de alguns alunos do 2º e 3º ano da E.E.Augusto de Lima:
"Cordisburgo é apaixonante.E pra encerrar, quem melhor que o mais ilustre cidadão de Cordisburgo para falar sobre a cidade e, de certa forma, a viagem: ' Cordisburgo era pequenina terra sertaneja, trás montanhas, no meio de Minas Gerais. Só quase lugar, mas tão de repente bonito. Lá se desencerra a Gruta do Maquiné, milmaravilha, a das Fadas." Pietra Bárbara 3º ano
Oi Anete. É o Leo do 2ºA. Adorei o post sobre a nossa visita em Cordisburgo. Foi muito bom mesmo o nosso passeio.
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